sexta-feira, 4 de setembro de 2015

"Ou segurança ou liberdade"

Rodrigo Nejm descontroi a falácia acima através da militância em favor dos direitos humanos promovida pela Safernet ONG

Alguém divulgou informações maliciosas sobre você na internet sem a sua autorização ou disparou contra você discursos que ferem a sua dignidade. É bom se manter esperto. Embora a internet seja um dos maiores avanços já alcançados, ela é uma extensão da sociedade. Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor de educação da Safernet ONG, alerta que tudo o que fazemos na internet deixa rastros.

Os usuários nem sempre estão atentos às suas privacidades, a moda exibicionista está recheando as redes com informações bastante pessoais, o que pode colocar a vida privada em risco. A violação de direitos como preservação da imagem, privacidade, identidade, valores, ideias e crenças na web foi uma preocupação da Safernet desde o seu surgimento. Fundada pelo baiano Thiago Tavares, a ONG está prestes a completar 10 anos de atuação em prol do uso correto da internet.

Uma pesquisa recém divulgada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI) indica que 82% dos jovens entre 9 e 17 anos utilizam o celular para acessar a internet. Isso demonstra que a tecnologia está cada vez mais individual e privativa. É preciso ter controle, pois as informações pessoais nas redes sociais tornam-se públicas.

Aprovado em 2014, o Marco Civil da Internet propõe equilibrar ações de liberdade e segurança na internet com o intuito de mostrar que esse não é um espaço sem leis. O marco colocou o Brasil à frente na garantia dos direitos dos usuários da rede. “Estamos tentando desmistificar essa ideia de que na internet o crime é impune”, conta Rodrigo.

Para isso, conta com dois canais: um de denúncias e outro de ajuda psicológica. O primeiro é o www.denuncie.org.br, que recebe denúncias anônimas de atentados aos direitos humanos, posteriormente encaminhadas para a Polícia Federal e os Ministérios Públicos Federais. O de ajuda é o Helpline BR, criado em 2012, para oferecer orientação psicológica sobre o tema específico via chat ou email.

Ingrid Thaís, baiana de 22 anos, foi vítima de pornografia de vingança. “Eu tive medo do que as pessoas iriam falar de mim para sempre, de como eu seria vista”, desabafa ela. Estudante de direito, ela procurou ajuda de professores que lhe indicaram a Safernet. Com ajuda psicológica, conseguiu vencer a hipocrisia e estrelou a campanha #JuntasContraVazamentos da Always com a apresentadora Sabrina Sato.

Em novembro desse ano, ocorrerá em João Pessoa o Fórum Global das Nações Unidas com o tema Governança da Internet. O Brasil também já sediou o NETmundial, reunião que produziu documentos iniciais por uma “internet de todos e para todos”. Rodrigo Najm acredita que este “é o momento de criar um protocolo internacional” contra os crimes cibernéticos.

*Matéria que fiz para o processo seletivo do Correio de Futuro do jornal Correio*

Nenhum comentário:

Postar um comentário